CEO da Microsoft apresenta os aparelhos que usarão o novo sistema operacional. Vendas começam no dia 8 de novembro lá fora.
Steve Ballmer apresenta os aparelhos que usarão o novo SO
Steve Ballmer , CEO da Microsoft, apresentou os detalhes dos primeiros celulares rodando o novo sistema operacional Windows Phone 7. O sistema pretende concorrer em igualdade de condições com o iPhone da Apple e o Android da Google. Os telefones estarão disponíveis lá fora pela operadora AT&T, que participou do evento, e pela T-Mobile a partir de 8 de novembro deste ano. Os primeiros aparelhos vêm da HTC, LG e Samsung.
“ A Microsoft e seus parceiros estão entregando uma experiência diferente em telefonia móvel – uma que torne as tarefas diárias mais rápidas permitindo que mais seja feito em menos tempo”, disse Ballmer.
O Windows Phone 7 chega a um mercado dominado em grande parte pela Nokia/Symbian (41%) e RIM/Blackberry (18%), com celulares Android (17%) e iPhones (14%) vindo logo atrás segundo números da Gartner Research.
A grande inovação do SO – do ponto de vista do usuário – está na interface. A maioria dos smartphones de hoje apresenta todos os seus aplicativos listados em uma única tela. O WP7 aposta em uma forma de organização batizada de Hubs (agregadors, traduzindo-se ao pé da letra). Cada Hub irá agregar os aplicativos de acordo com as tarefas que eles desempenham. Por exemplo: “Música” irá incluir um player ao estilo Zune, além de serviços de streaming de rádio, enquanto “Pessoas” terá aplicativos para redes sociais, além dos seus contatos de telefone e mensagens.
No futuro, novos aplicativos serão criados e disponibilizados em uma loja. Ballmer não comentou sobre a quantidade de aplicativos disponíveis no lançamento dos aparelhos.
Quanto ao hardware, ao contrário da Apple e da Blackberry que apostam em aparelhos que seguem padrões rígidos ou da Google, que aposta em licenciar seu SO para fabricantes de aparelhos, a Microsoft buscou um caminho intermediário: ao mesmo tempo que permite licenciou o SO para fabricantes, fez algumas exigências quanto a alguns padrões de hardware. Um exemplo: todos os aparelhos terão um botão central com o logotipo do Windows e um botão de menu/home. As empresas fabricantes também seguirão regras na escolha do processador e da tela do aparelho. Haverá também um botão de busca, que irá conectar com o serviço de buscas da Microsoft, o Bing.
Os aparelhos da primeira leva serão o HTC Surround, o LG Quantum e o Samsung Focus. Chegam às lojas ao preço de US$ 199 para novos planos.
Todos têm processadores de 1Ghz, wi-fi, câmera de 5MP podendo filmar com resolução de 720p mas cada um pretende atingir um público específico.
O HTC Surround mira no público gamer e consumidores de mídia. Tem uma tela de 3,5 polegadas, 16GB de espaço para armazenamento e dois alto-falantes Dolby Surround.
O Samsung Focus prima pela tela touchscreen AMOLED de 4 polegadas. Tem apenas 8GB de espaço.
O LG Quantum foca no consumidor que gosta de usar as funções de texto. Tem tela de 3,5 polegadas, 16GB de espaço e um teclado QWERTY siled-out.
O novo sistema aposta na sincronização. Será possível integrar contas do Windows Live, contatos, calendário, email e Messenger, além de usar aplicações do Xbox Live. Também será possível conectar com o computador através do WindowsPhone.com.
A grande aposta da Microsoft é que seus aparelhos se diferenciem do restante do mercado pelas funções de compartilhamento de mídia e de informação através das redes sociais. Também aposta na facilidade de conexão com os computadores rodando Windows 7, e com o Xbox e o Zune para criar uma experiência única.
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